quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Agosto / 12

        Voltando da China... quanta coisa pra fazer!! Tirar meu visto ( ainda!! ), resolver umas papeladas na Unicamp, encontro anual da Fundação Estudar, ir ver minha família que eu não via desde fevereiro, me despedir de várias pessoas e que infelizmente não deu pra me despedir de muita gente.
Fiquei uma semana e meia na minha cidade, voltei pra São Paulo e peguei meu visto no dia 14 e correu tudo bem!! Foi meio chato ter passado tão pouco tempo com minha família, pois afinal talvez ficarei aqui em Lyon 2 anos direto ... aliás a gente tem que renunciar de muita coisa pra conseguir outras, é até meio óbvio né, mas as vezes  me esqueço disso e reclamo de que não dá tempo pra fazer todas as coisas.

     O tempo é cruel ...

- Entrevista G1 -
        Outro fato de agosto, e isso não é pra me exibir, rs : fui entrevistado pelo jornal G1 e no dia 6/8/12 saiu minha matéria na internet ... e repercutiu muito!

http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2012/08/aluno-da-unicamp-nascido-na-zona-rural-de-mg-vai-estudar-na-franca.html


        Todo mundo ficou sabendo em minha cidade (Pocrane), o pessoal de Campinas e recebi mensagens de pessoas de todo o país , a notícia foi publicada também em outros jornais regionais do país, no nordeste, norte e centro-oeste, até onde eu vi. A idéia da reportagem foi mostrar minha trajetória principalmente para aqueles alunos desmotivados, talvez dar uma injeção de auto-estima neles. Eu sou de um lugar no interior de MG e que as vezes nos sentimos isolados, ou que por questão de determinismo do meio deveríamos continuar ali sem poder ter novas perspectivas ... é muito difícil sonhar quando o meio nos sufoca. Me lembro de uma professora, isso em Taquaral, povoado rural de Pocrane onde estudei até a oitava série, ela disse que deveríamos aproveitar cada oportunidade que aparecesse em nossas vidas, pois elas não voltariam ... ela contou um exemplo próprio, sobre a renúncia de um cargo e de como ela poderia estar melhor colocada profissionalmente hoje. Isso me seguiu desde quando tentei Coluni até Unicamp e até chegar aqui na França , realmente as oportunidades vem e você não tem muito tempo as vezes para pensar ...
     Por causa da entrevista, fui chamado para dar uma palavra de motivação para os alunos da escola de Pocrane e foi bom porque me desafiou falar em público e por outro lado eu senti a minha responsabilidade de dar incentivo a esses alunos. Fico imaginando se eu tivesse tido alguém assim para me dar um ânimo e dizer que percorreu o caminho e que deu certo ... que eu sou capaz, que eu não sou limitado pela minha condição social, ou enfim ... tenho muita coisa que gostaria de dizer.

- Viagem e Chegada! -
     Agosto voou, e eu fui arrumar as malas para viajar pra Lyon. Itinerário: Guarulhos -> Roma -> Lyon.
No penúltimo dia antes de viajar eu comecei a passar mal, febre, calafrio e dor de cabeça, tudo isso enquanto tentava arrumar as malas. Nem preciso dizer que viajei muito mal, não consegui dormir e sentia muito frio, mesmo com cachecol e 2 roupas de frio ... foi tenso. Apesar disso, consegui chegar bem nos destinos e no dia 22 de agosto, 14h, eu estava em Lyon e o Túlio, um brasileiro que estuda aqui, e Etienne, um francês que adora o Brasil, me recepcionaram muito bem!
     O Túlio mora no centro de Lyon, fiquei lá e descansei um pouco e a noite saímos junto com o Guilherme, outro brasileiro que veio para o duplo diploma, do Rio. Fomos até a Fourvière, uma basílica em Lyon que fica em um ponto muito alto e que podemos visualizar toda, ou quase toda a cidade ... aliás a cidade é linda!



   Descemos e fomos comer em um restaurante que serve salmões.. a comida é divina! E tem open de batata-frita rs, no outro dia iríamos para a école para pegar as chaves do quarto, mas deixarei isso para "as burocracias da école".

C'est ça!




   







Um comentário:

  1. Você nasceu em meio ao determinismo que tendia a limitá-lo, mas a educação lhe abriu a cabeça e te levou além, enquanto os que não trouxeram para si a educação ficaram aquém. Eis a importância de uma boa educação. Preencher nossa tabula rasa.
    Abraços, Pocrane!

    ResponderExcluir