terça-feira, 11 de setembro de 2012


China

A temporada na China foi bem bacana, conheci pessoas de todos os cantos do Brasil, várias universidades do Norte ao Sul, e fizemos amizade com os alunos chineses que nos acompanhavam nos passeios e aulas. Conhecemos muito da cultura chinesa , o que é bom em conhecer novas culturas, quebrar preconceitos e abrir um pouco a cabeça...
Passei um pouco mais de 2 semanas em Shanghai onde conheci alguns templos, jardins, uma vila cheia de canais , prédios realmente altos , fizemos um cruzeiro no rio Huangpu a noite, fomos ao zoológico ver o panda, ao aquário, museu , dentre outras coisas. A agenda realmente era lotada, não tínhamos tempo para respirar, cada segundo era muito valioso para aproveitar as coisas que só viríamos ali. Tivemos também aulas sobre Sustentabilidade e Meio Ambiente ministradas por professores brasileiros e chineses e no fim do curso nos juntamos em grupos para a apresentação de um trabalho final.
Após o fim do curso fomos para Pequim, de trem-bala (!), onde passamos os últimos dias. Fomos muito bem hospedados e passeamos por pontos turísticos como a Cidade Proibida, o estádio Ninho do Pássaro, Summer Palace e, a melhor parte pra mim, a subida para a Grande Muralha da China.
Quando você sobe a muralha, e andando lá em cima você pisa sobre aquelas pedras milenares, com uma vista muito legal, você vê a dimensão dessa construção e ela se propagando no topo das montanhas e você se pergunta como eles fizeram isso!
É difícil resumir todo esse período em apenas um post, tem muita história pra contar, mas a correria de lá até aqui, França, não me deixou com tempo pra criar coragem, sentar e escrever algo ...
Mas mesmo assim, alguns conselhos importantes para quem for viajar pra lá:
·         Só beber água engarrada!!
·         Quando for comprar, nunca aceitar preço inicial dos comerciantes, eles metem a faca em turistas, é preciso pechinchar e é um saco isso! Se eles te oferecerem 200 em algo, você divide por 10, logo vale 20... é por aí.. É bizarro mas é verdade.
·           Cuidado com a comida! Muita pimenta!
·          Tenha mente aberta para aproveitar as coisas que você só encontra lá! A comida é diferente, as pessoas, os costumes em geral ... mas experimentar isso é o que realmente faz o intercâmbio ser válido ( minha opinião).

Enfim, novamente dizendo... muito difícil descrever 3 semanas e tantas coisas que fizemos nestas semanas em 1 post tão rápido... eu andei meio desanimado com o blog, aconteceu tanta coisa tão rápido! Além disso na China alguns sites como facebook, youtube e blogger são bloqueados, sem chance de postar por lá...

Torre Pérola - Orient Pearl Tower/ Shanghai-China
O centro de Shanghai é repleto de arranha-céus, apesar de ser bem poluído o céu, vale a pena ir a noite no centro e ver o show de luzes desses predios ... esse foi o meu prédio preferido..



Zhujiajiao - Water Town-Shanghai/ China

Muito bom! Andamos em um desses barcos! Eu não imaginava uma China com cidades em canais como foi em Zhujiajiao e Wuzhen.


Museu de Ciencia e Tecnologia - Shanghai/China
Chegamos atrasados nesse dia e saimos tentando ver o que dava, acho que por isso que não achei tanta graça no museu, mas ele tem uma frente bem simpática..

Plantação de Chá Verde em Hanzhou-China
Taê um costume muito saudável dos chineses: o consumo de chá e o chá verde é um dos que trazem mais benefícios a saúde. Fomos em uma fazenda de chá, experimentamos o chá deles e, é claro, compramos chá!



Summer Palace - Pequim/Beijing


Cidade Proibida - Pequim/China


École centrale de Pékin - Beijing/China

Matei a curiosidade de conhecer a école franco-chinesa, uma das parceiras da École Centrale de Lyon, onde estudo atualmente. Sei que o programa foi bem nerd, mas enfim... rs


Estádio Olímpico Ninho do Pássaro - Olimpíadas de Pequim de 2008




E finalmente! A Grande Muralha da China! Sem palavras... simplesmente, realmente, é de perder a vista!




Tantas historias pra contar e tão pouco espaço, depois da China tem muita coisa ainda a falar, até chegar aqui na França e já são 3 semanas! Aguardem!


Um comentário:

  1. Sensacional. Confesso que antes de ler esse post, não tinha muita vontade de conhecer a China, mas agora é mais um lugar para visitar antes de morrer!

    ResponderExcluir